Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

As Três Qualidades de um Devoto

Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj

Jaya Om Visnupad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!

Sinto-me feliz toda vez que tenho a oportunidade de comentar através das linhas telefônicas, pois esse é meu dever para com Guru-Vaisnava, que é quem está escutando, quem está organizando e cuidando de tudo. Realmente, a nossa Missão –Sri Chaitanya Saraswat Math– foi organizada por Srila Guru Maharaj para resgatar as almas condicionadas deste mundo material com o remédio apro-priado. Harinam sankirttan foi outorgado por Sri Chaitanya Mahaprabhu para resgatar as almas condicionadas.

Estamos trabalhando por esta missão tanto quanto seja possível. Estou muito feliz com meus irmãos e irmãs espirituais e com os discípulos. Eles estão trabalhando de coração e alma para difundir esta consciência de Krishna na linha de Srila Guru Maharaj. Agora, em todo o mundo existem tantos centros, mais de 60 e talvez 70. E em cada centro, os devotos estão tentando ensinar a consciência de Krishna. Tantos devotos estão ajudando de diversas maneiras a organizar todas as missões. Não apenas num único país, mas em vários países, os buscadores sinceros podem unir-se a esta Missão, e eu penso que eles o fazem sem dúvida com seu coração e alma.

Mas devo expressar isso a todos também: a minha preocu-pação é que ouvimos que Mahaprabhu deu um procedimento para difundir a consciência de Krishna: humildade, tolerância e oferecer respeito aos demais. Esta é a primeira condição: quem for um pregador, quem for um organizador e a pessoa que for administrar, ou em qualquer posição que mantenha no Centro, a pessoa deverá primeiramente estar qualificada com estas três qualidades. De outra forma, nossa Missão será perturbada.

Vocês podem ver como a língua e os dentes compartilham do mesmo espaço na boca. Mas se perdermos o equilíbrio, não poderemos manter ambos apropriadamente. Isso significa que os dentes mordrão a língua. Ocorre às vezes em alguns lugares. Eu vejo isso acontecer e, devido a isso, estou muito preocupado. Não devemos pregar unicamente de boca, não apenas dizer: "somos almas rendidas". Realmente, o quão rendidos estamos ao Senhor Krishna? Nossa qualidade depende disso. Se realmente estamos entregues a Krishna, devemos seguir a Sua instrução. Sriman Mahaprabhu é a Forma não diferenciada de Krishna. Isso já sabemos. Conhecemos a filosofia de Mahaprabhu. Conhecemos os ensinamentos de Mahaprabhu mas devemos aplicar esse método em nós mesmos.

trinad api sunichena taror ahi sahisnuna
amanina manadena kirttaniyah sada harih

Aquele que tiver essas três qualidades é qualificado para predicar e para cantar o Santo Nome do Senhor. Atualmente, existem perturbações por todo o mundo causadas pela violência. Estamos vendo tantas dificuldades neste mundo, especialmente na Índia, onde moramos, e onde as políticas estão perturbando as mentes das pessoas simples. E por toda parte ocorre o mesmo. Mas realmente, a natureza do pregador será de harmonizar com todas as circunstâncias o que poderá fazer se possuir as qualidades da humildade, tolerância e se oferecer respeitos aos demais.

Aqui temos a humildade, mas eu darei preferência à tolerância. A humildade é sem dúvidas necessária, mas devemos ser tolerantes, caso contrário, não poderemos avançar rumo à meta de nossa vida. Essas três qualidades devem estar presentes no devoto.

"Devoto" é uma palavra que utilizamos muito, mas, o quão dedicados estamos ao Senhor Krishna? Por que não estamos seguindo o método que o próprio Krishna está oferecendo para nosso benefício espiritual, para nosso avanço? Devemos tentar fazer isso.

Estamos sofrendo neste mundo material de várias maneiras, mas podemos tolerar todo tipo de sofrimento. Não existe outra maneira, estamos tolerando. Alguém não possui uma casa, outra pessoa tem uma casa mas dentro da casa não existe harmonia apropriada na família, e assim ocorrem vários tipos de perturbação. O egoísmo nos perturba demasiadamente.

"Caridade começa em casa." Estamos pregando aos outros, mas não pregamos para nós mesmos. Temos um livro maravilhoso, o Prapanna-jivanamrtam (já publicado em português). Nós já o publicamos, mas quantas vezes o lemos? E por que não podemos controlar a nós mesmos?

Através desses ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, nosso Guru, nosso amigo, o Vaishnava e o Senhor Krishna, estão todos eles a nosso favor. Contudo, não podemos nos qualificar para falar nesta situação. Se esta situação surgisse, então, de que modo poderíamos pregar felizes? "Caridade começa em casa." Primeiro, devemos tentar nos manter dentro dessas três qualidades: humildade, tolerância e oferecer respeito e honra aos demais. O método de Mahaprabhu é realmente essencial nesta era da Kali-yuga, pois esta é a era da querela (briga, disputa, conflito). A língua e os dentes sempre brigarão. Esta é a experiência de uma pessoa mais velha como eu. Meus dentes sempre estão cortando minha língua. Não é somente bom mas é também necessário manter um ajuste apropriado.

Nossa religião pode nos oferecer um método para o ajuste apropriado. Portanto, antes de tudo, seja tolerante. Guru Maharaj disse isso de outra maneira: "Esperem e vejam. Nada de ruim acontecerá com vocês, nada de crítico virá até vocês. Qualquer tipo de perturbação poderia acometer vocês, mas primeiro esperem e observem. O quão prejudicial será para vocês, quanto de benefício trará para os demais e para vocês? Primeiro, devem tentar compreender isso e também devem dar um tempo para consertar a mente do outro.

Eu mesmo estou aplicando este método e me sinto muito feliz com isso. Um devoto se sentia muito perturbado e me disse: "Maharaj, aconteceu isso, aconteceu aquilo, aconteceu isto e não posso tolerar, etc, etc." Eu não respondi. Esperei. Passados três a quatro dias, o devoto me ligou e disse: "Oh, tudo está em harmonia por aqui". Eu não respondi; eu somente espero e observo. Quantas vezes surgem situações de disputas? Mas as pessoas estão se harmonizando e logo me ligam e dizem: "Maharaj, tudo vai bem, não há problema".

Guru Maharaj disse: "Esperem e observem." Escrevi na minha porta para que todo vejam, sahasar pita... Repentinamente, agora, não devemos fazer nada. Repentinamente, agora, não devemos dizer nada. Sem realização, não devemos empreender qualquer ação, e com realização devemos atuar com humildade e oferecendo respeito aos demais. Sua tolerância lhe trará resultados milagrosos.

Estou pregando isso por todo o mundo, e vejo como todos estão felizes neste momento no México, Londres, Estados Unidos, Holanda, Rússia, Itália, Suíça, Brasil. Por onde quer que esteja pregando, estou apenas pregando isto:

harer nama harer nama
harer namaiva kevalam,
kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha

(Ch.ch. Adi 17.21)

Não existe outra alternativa a não ser o canto do Santo Nome do Senhor. O Canto do Santo Nome está presente em todas as sociedades. A pessoa pode ser Muçulmana, pode ser Cristã, pode ser Budista ou pertencer a qualquer outra religião. Todos estão glorificando. Mas, na era de Kali-yuga, o que vem do alto, amnayah, Veda, esse mantra é o mahamantra Hare Krishna. O próprio Mahaprabhu, Krishna, outorgou esse mahamantra. Mesmo assim, Mahaprabhu disse que o mahamantra tem sete línguas e pode queimar tudo o que há de mau e irracional, os assuntos que incomodam, e, ao mesmo tempo, pode outorgar vida a todos e alegria ao coração do praticante.

param vijayate sri krishna sankirttanam

Isso não se encontra realmente no livro, mas tentaremos cantar e oferecer respeito aos pés de lótus de Mahaprabhu Chaitanyadev com amor e afeto e de todo coração. Seu ensinamento é: trinad api sunichena taror api sahisnuna amanina manadena. Se não seguirmos esse método, perde-remos tudo nesta era de Kali-yuga. Mas eu tenho uma boa oportunidade através deste corpo humano, no qual tenho liberdade total de praticar a consciência de Krishna. E esta é a única forma de obter alívio deste meio ambiente ilusório. Por que não haveria de me preparar e por que não haveria de pensar dessa maneira? É meu único dever, é minha única meta na vida; eu devo seguir isso. Mahaprabhu disse:

prabhu kahe kotilam ei maha-mantra,
yaha yaha hoite sarva siddhi hoy....

Nada de regras ou regulamentos, não há nada rígido neste processo. Somente existe amor e afeto. A fé é a base. Tenho dito isso mil vezes. Mas é preciso cantar e seguir o processo dado por Mahaprabhu de humildade, tolerância e oferecer respeito aos demais, com amor e afeto.

Eu creio que será melhor que pensemos em "Harinam", na humildade, tolerância e em oferecer respeito aos demais. Somente este mantra e o conselho de Mahaprabhu: kirttaniya sada harih; é preciso cantar o Santo Nome do Senhor que é a Forma da vibração transcendental que descendeu do mundo transcendental para este mundo material. Esse lar transcendental pode ser tocado com nossos corações e, desse modo, obteremos alívio desta existência material. Podemos viver neste plano da devoção. Estamos sempre dizendo: "devoto, devoto", mas quem é devoto eu não sei. Como a pessoa que não puder seguir corretamente o método de Mahaprabhu poderá dizer: eu sou um devoto!?

Mahaprabhu mesmo mostrou esse procedimento de identificação da alma-jiva. Mahaprabhu não disse: "Eu sou Krishna dasa". Essa não é minha identificação. Eu não sou hindu, não sou muçulmano, nem sou cristão, mas sou gopi-bharttu pada-kamalayor dasa-dasanudasah. Mahaprabhu mesmo disse: "Minha identidade é que não sou Krishna dasa, mas o servo do servo do servo do servo do dasa de Krishna. Dasa de Krishna, essa é a minha identidade." Por quê? Isso é humildade. Mahaprabhu tolerou tanto –tantas coisas! Mahaprabhu nos aconselhou: "Devem ser humildes, tolerantes e devem oferecer respeito aos demais." Essas três qualidades são a sua propriedade. Cantem o mahamantra Hare Krishna sem ofensas e sejam felizes.

Jaya Om Visnupad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!

http://www.scsmathbrasil.com.br/astresqualidadesdodevoto.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário