Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

Nityananda Prabhu




.


Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj

Jaya Om Visnupad Paramahamsa Parivrajakacharyya-varyya Astottara Sata Sri Srimad Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj ki jaya!
Jaya Bhagavan Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakur ki jaya!
Jaya Nityananda Prabhu ki jaya!
Tvadiya avirbhav tithi parama-mahotsav ki jaya!
Hadai Pandit ki jaya!
Padmavati Devi ki jaya!
Ananta koti Vaisnava-vrinda ki jaya!
Saparsada Sriman Mahaprabhu ki jaya!
Rupanuga Guru-varga ki jaya!
Harinam Sankirttan ki jaya!
Sri Chaitanya Saraswat Math ki jaya!
Sri Chaitanya Saraswata Krishnanushilana Sangha ki jaya!
Haridasa Thakur ki jaya!
Samaveta Vaisnava mandala ki jaya!
Gaura Premanande Haribol!


Hoje é um dia muito auspicioso para este mundo, pois nesta data apareceu Sri Nityananda Prabhu, quem é misericordioso e mais misericordioso até mesmo do que Mahaprabhu. Quando Mahaprabhu está castigando alguém mesmo um pouquinho, Nityananda Prabhu está oferecendo tanta nutrição a essa pessoa. Mahaprabhu mostrou que Kala Krishna Das era indesejado na sampradaya, mas Nityananda Prabhu não ligou. Ele o pegou e lhe deu tanta misericórdia, e o levou consigo como se fosse Seu próprio parsada (associado eterno). Desse modo, o carater de Nityananda Prabhu é muito, muito profundo e muito misericordioso. Que posso dizer a respeito de Nityananda Prabhu!

Vimos que Srila Guru Maharaj mostrou como sempre dependia da misericórdia de Nityananda Prabhu. Um servo queria que Srila Guru Maharaj cantasse o Harinam em sua japamala, mas ele disse: "Não, não, não, minha única esperança agora é Nityananda Prabhu. Dayal Nitai! Dayal Nitai! Dayal Nitai!" Vimos isso no carater de Guru Maharaj.

De qualquer modo, Nityananda foi tão misericordioso com Jagai e Madhai, com o Kazi maometano, e com tantas outras almas caídas e assuras. Pela misericórdia de Nityananda Prabhu, todos eles receberam a liberação e Prema Bhakti —e não somente a liberação. Nityananda Prabhu é mais misericordioso que Mahaprabhu. Sri Vrindavan Das Thakur e Sri Krishna Dasa Kaviraj Goswami nos contaram que Nityananda apareceu em Radha-desa, no Distrito de Birbhum. Ele foi o único filho de Hadai Pandit e de Padmavati Devi, mas, a partir desse dia, Radha-desa ficou tão enriquecida de Krishna-Bhakti, pois Nityananda Prabhu brincou em Ekachakra Dham. Mais tarde, o vilarejo de Ekachakra recebeu o nome de Virachandrapur. Na época, Virachandra Prabhu deu a todo mundo ainda mais misericórdia do que Nityananda Prabhu.

A Brincadeira do Senhor

Todas as crianças brincavam com Nityananda Prabhu no vilarejo, mas Sua brincadeira era o lila de Krishna. Krishna brincava em Vraja Dham, e Nityananda Prabhu brincava todos os passatempos de Krishna na forma de Nityananda, como Balaram. Sua natureza era assim. Quando Nityananda Prabhu tinha apenas doze anos de idade, um sannyasi chegou à casa de seu pai. Logo que o sannyasi viu Nityananda, compreendeu de imediato que não se tratava de um menino comum. Ele perguntou a Hadai Pandit: "Estou indo a vários lugares de peregrinação e oro que o senhor me dê esse menino." Ouvir isso foi como um raio sobre Hadai Pandit e ele desmaiou, mas finalmente ele deu Nityananda Prabhu ao sannyasi.

Dessa maneira, Nityananda Prabhu deixou a casa de seus pais quando tinha doze anos, mas Seus passatempos foram milagrosos. Por toda parte que Ele ia, Ele concedia Krishna-Prema, mas Ele Mesmo se escondia de toda forma. Até se unir aos passatempos de Mahaprabhu, Nityananda Prabhu não revelou muito de Sua verdadeira natureza.

Alguns disseram que o sannyasi era Madhavendra Puri, e outros, que se tratava de outro sannyasi, mas que, mais tarde, Nityananda Se encontrou com Madhavendra Puri nos lugares de peregrinação. De qualquer modo, Nityananda Prabhu e Madhavendra Puri podiam entender um ao outro com muita facilidade, e, pela vontade divina, Madhavendra Puri aceitou Nityananda Prabhu como seu discípulo.

O encontro de Madhavendra Puri com Nityananda Prabhu foi uma virada em Sua vida, e depois disso, Nityananda Prabhu visitou tantos lugares de peregrinação. Nityananda Prabhu era cerca de um ano mais velho que Mahaprabhu. Ele via todos os lugares de peregrinação com o êxtase do Krishna-Prema, Ele foi a Vrindavan procurando: "Onde está Krishna? Onde está Krishna?" E o próprio Krishna, em Sua forma humana, apareceu diante dEle e disse: "Agora, Eu fiz o meu aparecimento em um lar de Nabadwip". Por consequência, Nityananda Prabhu veio a Nabadwip. Na ocasião, Maha-prabhu também chegava de Gaya Dham e mostrava Seu Krishna-Prema na reunião dos devotos. Quando os devotos compreenderam o que era essa forma de Mahaprabhu, eles ficaram muito felizes e entenderam que esta era uma encarnação do Senhor e que o Próprio Senhor aparecera para conceder Sua misericórdia através do Harinam Sankirttan.

Mahaprabhu iniciou lá, pouco a pouco, um programa de sankirttan. Depois de retornar de Gaya Dham, Mahaprabhu começou um programa de sankirttan toda noite na casa de Srivas Pandit. Mahaprabhu passava desse modo o Seu tempo, enquanto esperava por Nityananda. Ninguém sabia porque Mahaprabhu não começava de modo amplo. Mas, quando Nityananda chegou, eles puderam entender que essa era a causa. Adwaita Prabhu declarou que Mahaprabhu é Bhagavan. Srivas Pandit, Gadadhara Pandit, todos declararam por toda parte que Mahaprabhu é Bhagavan, e Mahaprabhu também lhes mostrou isso. Mas Mahaprabhu não exibia Sua plena manifestação como o outorgador de Krishna-Prema. Ele esperava por Nityananda. Vemos isso nas Escrituras.

Onde está Krishna?

Nityananda Prabhu veio, procurando: "Onde está Krishna? Onde está Krishna?" Mas quando Ele compreendeu que Mahaprabhu vivia na casa de Jagannath Misra, e que Ele também estava procurando por Nityananda, então Nityananda veio a Nabadwip para ficar no Nandan Acharyya Bhavan. Nandan Acharyya era um grande discípulo de Mahaprabhu, e Nityananda se escondeu em sua casa.

Naquela manhã, Mahaprabhu disse ao grupo de Vaishnavas: "Ontem à noite, Eu vi em Meu sonho que na carruagem de Haladhar, a carruagem de Baladeva, encontra-se um Maha-purusha e que Ele está procurando pela casa de Nimai Pandit. Essa carruagem chegou diante de Minha casa e Ele Me encontrou. Eu vi esse Mahapurusha. Estou pensando que o Próprio Baladeva assumiu a forma de um Mahapurusha e que Ele já chegou a Nabadwip. Vocês vão e procurem descobrir onde Ele se encontra!"

Os devotos procuraram em vários lugares, mas não conseguiram descobrir Nityananda Prabhu. Eles retornaram e pensavam que tinha sido apenas um sonho de Mahaprabhu. Mas Mahaprabhu disse:"Não se trata apenas de um sonho, mas é um sonho verdadeiro. Então, Eu terei de ir." Assim, Mahaprabhu foi procurar no Nandan Acharyya Bhavan, e lá todos viram Nityananda Prabhu sentado. Ao ver Nityananda, Mahaprabhu ficou pleno de júbilo em Seu coração e ficou muito intoxicado de Krishna-Prema. E Nityananda Prabhu também viu Mahaprabhu e não foi capaz de se mexer, Ele estava tão pleno de êxtase e júbilo em Seu coração que perdeu os sentidos, devido ao Krishna-Prema.

Mahaprabhu abraçou Nityananda, e ambos desmaiaram. Ambos assumiram Sua forma divina, e os devotos entenderam que Nityananda Prabhu não era um sannyasi comum nem um brahmachari comum. Eles não conheciam Nityananda Prabhu, mas viram a expressão de Mahaprabhu e a expressão de Nityananda Prabhu e imediatamente entenderam que ambos apareceram vindos da morada divina.

Em muitos lugares das Escrituras é dito que Mahaprabhu não Se diferencia de Krishna, abhinna-swarup, e eles consideraram Nityananda Prabhu também desse modo. Quando Nityananda Prabhu se juntou ao grupo de Mahaprabhu, o grupo de Mahaprabhu assumiu todas as formas plenas. Haridas Thakur também se juntou. Assim, Mahaprabhu obteve dois generais de uma só vez: Haridas Thakur e Nityananda Prabhu. Então, Mahaprabhu começou a pregar amplamente Sua concepção.


harer nama harer nama
harer namaiva kevalam

kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha


Mahaprabhu disse a Nityananda Prabhu e a Haridas Thakur: "Agora vocês vão de porta em porta e digam a todos: Bolo Krishna, bhaja Krishna, koro Krishna siksa. Não é preciso fazer mais nada, e quem quer que aceite isso com um coração limpo, Eu me tornarei um seu escravo, e castigarei quem se tornar 'anti'." Desse modo, Mahaprabhu deu Suas instruções a Nityananda Prabhu e a Haridas. No princípio, eles começaram a pregar para as famílias gentis sem ter qualquer problema, mas logo viram Jagai e Madhai na estrada. Jagai e Madhai eram famosos na cidade por serem inspetores do governo, mas eram homens de muito mau carater, sempre bebendo, comendo carne e fazendo tantas coisas erradas. Naquele dia, eles estavam bebendo na rua, diante de todos.

Nityananda e Haridas pensaram, "Esta é a melhor situação para conceder a misericórdia de Mahaprabhu". Então, Nityananda Prabhu propôs a Haridas: "Eu irei lá", e Haridas, por já ser mais velho, disse: "Se eles castigarem Você, Você será capaz de correr, mas eu não posso correr, então será perigoso para nós. Assim, não é preciso eu ir." Ele estava testando a mente de Nityananda, mas Nityananda Prabhu disse: "Não, esta é uma oportunidade de primeira para demonstrar a qualidade de Mahaprabhu".

Então, Nityananda Prabhu se aproximou de Jagai e Madhai e disse: "Cantem Hare Krishna! Aceitem o nome de Krishna! Bolo Krishna, bhaja Krishna, koro Krishna siksa." Jagai e Madhai disseram: "Oh, Você é um sannyasi e está tentando nos ensinar! Vá embora daqui, sujeito absurdo, caso contrário mataremos Você!" Nityananda novamente os abordou, mas então eles vieram para tentar bater em Nityananda e em Haridas. Naquele dia, eles correram como puderam, mas Mahaprabhu soube a respeito e sorriu ao ouvir sobre o ocorrido.

A determinação de Nityananda Prabhu

No dia seguinte, Nityananda Prabhu decidiu, "Preciso dar Krishna-Prema a eles". Nesse dia, Ele foi e encontrou Jagai e Madhai bebendo vinho. Nityananda Prabhu disse:"Jagai e Madhai, vocês podem fazer o que quiserem, mas cantem Hare Krishna! Essa é a ordem de Mahaprabhu".

"Oh, a ordem de Mahaprabhu! Você fugiu correndo no outro dia mas hoje voltou novamente?" Havia um pote de vinho próximo e eles o atiraram ferindo a cabeça de Nityananda. Sangue escorria e Nityananda Prabhu exclamava: "Isto é mais misericórdia de Mahaprabhu para Mim", e Ele mais uma vez pediu a eles: "Vocês podem Me bater cada vez mais, mas cantem Hare Krishna! Essa é a ordem de Mahaprabhu. Você obterão a liberação."

Madhai disse:"Agora Você está novamente se aproximando de mim!" Então, mais uma vez Madhai pegou um pote de vinho, um pote de barro como era usado na época, e queria atirá-lo nEle, mas Jagai segurou sua mão e disse: "Isso é absurdo! Ele é um sannyasi. Por que você está se comportando com Ele desse modo? Isso é absurdo. Deixe-O!"

Desse modo, Jagai fez algum comentário bondoso e fez com que ele parasse. Outras pessoas viram o que acontecia e contaram a Mahaprabhu que Nityananda Prabhu tinha sido atingido, e que Ele não queria voltar, determinado a dar a eles o Harinam e o Krishna-Prema. Então, Mahaprabhu foi até lá com seu grande grupo de devotos e viu o sangue escorrendo da cabeça de Nityananda Prabhu, o que o deixou muito zangado. Ele se esqueceu de Sua aparência mundana e chamou a sudarshan chakra e desejava cortar as cabeças de Jagai e Madhai. Na ocasião, Nityananda Prabhu agarrou os pés de lótus de Mahaprabhu e disse: "O que Você está fazendo? Esta não é a dwapara-yuga. É a Kali-yuga, onde se precisa de tolerância e humildade. Se Você deseja conceder Sua misericórdia aos demais, Você pode fazê-lo através da tolerância e da humildade. Você não pode usar o chakra neste Seu Avatar. Esta encarnação não é para isso."

E Mahaprabhu disse: "Eu não posso tolerar este tipo de atividade dos assuras." Nityananda Prabhu disse: "Mas os dois não são ofensores. Um deles é ofensor mas o outro nos salvou dele. Um deles nos salvou da estupidez do outro." Após ouvir a respeito da atividade de Jagai salvando-Os, Mahaprabhu perdoou Jagai. Jagai aceitou o Hare Krishna Mahamantra e prostrou-se pensando em seu karma anterior. Ele agarrou os pés de Mahaprabhu: "Mahaprabhu, por favor perdoe minhas ofensas. Não há outra forma." Jagai então recebeu Krishna-Prema.

A situação estava muito pesada, mas entrementes Madhai também ficou um pouco consciente ao ver as atividades de Jagai. Vendo isso, Madhai também pegou os pés de lótus de Mahaprabhu, mas Mahaprabhu disse, "Eu não posso fazer o mesmo com você. Você vá até Nityananda. Se Ele perdoar você, então você receberá o Meu abraço. Caso contrário, isso não será possível." Então Madhai pegou os pés de lótus de Nityananda

.
preme matta nityananda kapa-avatara
uttama, adhama, kichu na kare vichara
ye age padaye, tare karaye nistara
ataeva nistarila mo-hena durachara


Se uma pessoa buscar o abrigo de Nityananda Prabhu, Ele é muito misericordioso para com ela. Então, Ele perdoou Madhai por tudo dando-lhe Krishna-Prema, e Mahaprabhu também abraçou Madhai. Jagai e Madhai então cantaram Hare Krishna e dançaram com Krishna-Prema.

Ao ver os passatempos de Mahaprabhu como salvador das almas condicionadas, as pessoas em geral ficaram tão atônitas e glorificaram-nO muito. Mahaprabhu disse a Jagai e Madhai: "Jagai e Madhai, se vocês não fizerem mais isso, Eu posso perdoar suas ofensas para sempre. Agora, cantem Hare Krishna!" Jagai e Madhai pediram a Mahaprabhu: "Por favor, dê-nos algum serviço, pois somos Seus servos." Mahaprabhu e Nityananda Prabhu disseram: "Vocês cantem Hare Krishna, dêem este Hare Krishna mantra a todos e varram e mantenham limpo o caminho pelo Ganges. Então, com um coração limpo, prossigam." Jagai e Madhai fizeram isso todos os dias, e esse lugar até hoje é conhecido como Madhai Ghat. Nosso grupo de parikrama atravessa o Ganges passando por esse lugar.

De qualquer modo, todos sabem que Nityananda Prabhu é a segunda encarnação da Suprema Personalidade de Deus. Esse é Nityananda Prabhu. Madhavendra Puri iniciou Nityananda Prabhu. Haridas Thakur, Adwaita Acharyya Prabhu e outros por lá também receberam iniciação de Madhavendra Puri.

Iswara Puri era um sannyasi e estava sempre com Madhavendra Puri. Muitas vezes, Madhavendra Puri veio a Navadwip e Shantipur, e ficou com Isvara Puri na casa de Adwaita Acharyya. Às vezes, eles comiam prasadam na casa de Jagannath Misra, o pai de Mahaprabhu.

Nityananda Prabhu é o pilar principal da pregação da consciência de Krishna na linha de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu tomou sannyas. Antes disso, numa função, Mahaprabhu deu permissão a Nityananda Prabhu para que realizasse uma cerimônia de Vyasa-puja. Nityananda Prabhu realizou esse puja, mas Ele deu a última guirlanda a Mahaprabhu, mostrando desse modo as glórias de Chaitanya Mahaprabhu e cantando o Santo Nome do Senhor Krishna: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Essa era a pregação de Chaitanya Mahaprabhu, mas mais do que isso, Ele era a forma não diferenciada de Hare Krishna —a forma não diferenciada de Radha e Krishna. Sri Chaitanya Mahaprabhu deu Sua misericórdia às pessoas em geral.

Naquela ocasião, a pregação de Nityananda Prabhu seguia outro rumo. Sua pregação era a glorificação de Sriman Mahaprabhu.
bhaja gauranga, kaha gauranga,


laha gauranger nama,
yei jana gauranga bhaje
sei amara prana


Esse era o mantra de Nityananda Prabhu que Ele nos deu. Nityananda Prabhu estava com Mahaprabhu quando Mahaprabhu tomou sannyas. Mahaprabhu circungirou Radha-desa por três dias, e Nityananda Prabhu também estava lá com Mahaprabhu e O levou até a casa de Adwaita Acharya. Sachimata, Adwaita Acharya, e outros, todos deram super-abundante Krishna-Prema às pessoas. Então, Mahaprabhu foi a Puri, e Nityananda Prabhu estava com Mahaprabhu como um guardião. Ele recitava para Mahaprabhu as histórias que ouvira anteriormente sobre Ksira-chora-Gopinath e Saksi-Gopal.

Em Atharanalar, pouco antes de entrar em Puri Dham, Nityananda Prabhu quebrou em três pedaços o bastão de sannyasi (danda) de Mahaprabhu e o atirou na água. Mahaprabhu ficou muito triste e disse: "Eu não irei com vocês, mas continuarei só. Vocês vão primeiro, ou Eu deverei ir primeiro?" Eles responderam: "Vá Você primeiro, e nós iremos em seguida."

Então Mahaprabhu foi para o Templo de Jagannath, e lá Mahaprabhu desmaiou, quando Sarvabhauma Bhattacharyya pegou Seu corpo. Essa é outra história. Mas nesse momento, Nityananda Prabhu estava com Mahaprabhu, e Nityananda Prabhu imediatamente avaliou a situação e compreendeu que Mahaprabhu estava na casa de Sarvabhauma Bhattacharyya. Ele foi até a casa de Sarvabhauma, encontrou-Se com Mahaprabhu, e depois foi ver Jagannath.

De toda forma, foi lá em Puri Dham que Mahaprabhu começou a pregar junto com Nityananda Prabhu e os outros. Depois disso, Nityananda Prabhu voltou para Radha-desa, e novamente, para ter o darshan de Mahaprabhu, Nityananda Prabhu foi até Puri Dham levando tantos de Seus seguidores, como Dvadas-gopal, os doze meninos pastores. Eles estavam pregando com Nityananda, e na próxima vez em que Nityananda foi a Puri, Mahaprabhu ordenou-Lhe: "Você cuida daquele lado de Bengala, e Eu cuidarei deste lado. Essa é nossa estratégia de pregação."

Nisso, Nityananda retornou com todos Seus seguidores para Shantipur, de lá para Navadwip, e de lá para outros lugares. Ele pregou por toda Bengala. E Sua pregação glorificava Mahaprabhu.
bhaja gauranga, kaha gauranga,


laha gauranger nama,

yei jana gauranga bhaje
sei amara prana


Nityananda Prabhu era muito misericordioso com quem se abrigasse em Mahaprabhu, sendo que Ele lhe concedia toda a riqueza do Krishna-Prema. Esse era o carater de Nityananda Prabhu.

Se alguém cantar uma vez "Jaya Gaura Hari, Jaya Sachinandana", Nityananda Prabhu pensa, "Eu sou seu escravo," e concede tudo a ele. Nityananda Prabhu concedeu esse tipo de misericórdia. Uttama, adhama, kichu na kare vichara. Quem é caído, quem não é caído quem é ruim, quem é bom —não existe tal consideração, pois a misericórdia de Nityananda Prabhu chega a toda parte. A misericórdia de Nityananda Prabhu também chega até mesmo aonde o brilho do sol não chega. Esse é o carater de Nityananda Prabhu. Narottama Das Thakur cantou as glórias de Nityananda Prabhu. Vrindavan Das Thakur escreveu o Sri Chaitanya-Bhagavata, mas lá vemos mais glorificação a Nityananda Prabhu do que a Mahaprabhu. Vrindavan Das Thakur foi o último discípulo de Nityananda Prabhu.

A Misericórdia Indispensável de Nityananda

Sem a misericórdia de Nityananda Prabhu, ninguém conseguirá Krishna-Prema. Raghunath Das Goswami tentou muitas vezes sair de casa, mas não teve sucesso. Mas finalmente, quando se encontraram em Panihati, Nityananda Prabhu viu Raghunath Das Goswami, e num humor brincalhão disse: "Eu vou castigar você hoje". Então, Raghunath Das Goswami perguntou: "Prabhu, qual será Seu castigo? Castigue-me e eu aceitarei o castigo." Nisso Nityananda Prabhu disse: "Alimente este grupo de devotos que estão aqui comigo. Alimente-os a todos." E Raghunath Das Goswami ficou muito feliz.

Esse é um festival muito famoso realizado por Das Goswami Prabhu, e é conhecido como o Dadhi Chira Mahotsav, o festival do iogurte e da quirela de arroz. Ele distribuiu iogurte, khir, sandesh, banana, manga e outros itens, e todos comeram em potes de barro. Tantas pessoas se reuniram às margens do Ganges e o lugar ficou tão cheio de gente que alguns tiveram até mesmo de ficar dentro do Ganges de pé enquanto comiam.

Nityananda Prabhu convidou Mahaprabhu, e Mahaprabhu veio até lá em Sua forma sutil e comeu chira com Nityananda Prabhu e Seus devotos. Então Nityananda Prabhu foi muito misericordioso e instruiu Raghunath Das Goswami: "Agora você volte para sua casa, pois o seu cativeiro agora terminou e você obterá Chaitanyadev."

Raghunath Das Goswami foi de volta. Na ocasião, ele ofereceu reverências pranami a cada Vaisnava —algum ouro, etc. Ele retornou à sua casa, mas, a partir desse momento, ele não entrava na terceira zona da casa. Naqueles dias, nas residências de pessoas ricas existiam três zonas. As mulheres viviam na terceira; na segunda, viviam os que estavam na categoria do mestre; e na primeira, viviam todos os demais. Depois disso, Raghunath Das Goswami permaneceu na primeira zona.

Também haviam guardas. Seu pai manteve doze guardas para ele. Mas certo dia, pela graça de Nityananda Prabhu, Raghunath Das Goswami teve a oportunidade e foi ter com Mahaprabhu, quando Mahaprabhu o pegou para ser Seu servo exclusivo e lhe concedeu tanto. Mahaprabhu deu a Raghunath Das Goswami a posição de ser um dos pilares de sua concepção. Esse é outro assunto.

Krishna das Kaviraj disse que Raghunath Das Goswami orou a Nityananda Prabhu, e castigou seu irmão. Seu irmão não tinha plena fé em Nityananda, portanto ele brigou com seu irmão, e à noite Nityananda disse: "Eu estou muito feliz com você. Não fique mais nesta casa. Vá para Vrindavana!"

A Peregrinação de Jiva Goswami

Na ocasião em que Jiva Goswami chegou, Nityananda Prabhu mostrou-lhe toda Navadwip. Vishnupriya Devi deu-lhe sua misericórdia, Sachi Mata deu-lhe tanto afeto, e outros Vaishnavas lá também foram muito misericordiosos com Jiva Goswami. Nityananda Prabhu disse a Jiva Goswami que fosse para Vrindavana.

Quando Narottama Das Thakur retornou de Vrindavana, começou a glorificar Nityananda Prabhu. Nitai-pada-kamala, koti-chandra-susitala, ei chayaya... Apenas esta única canção é suficiente para se conhecer a respeito do carater de Nityananda Prabhu –você pode entender Sua misericórdia, Suas glórias, e tudo a respeito dEle. Ao final, Narottama Das Thakur disse:


nitaiyera karuna habe, braje radha-krsna pabe,
dharo nitaiyera charana du'khani
nitaiyer charana satya, tahara sevaka nitya
nitai-pada sada koro asa
narottama bodo dukhi, nitai more koro sukhi
rakho ranga-charanera pasa


Esse é o tipo de glorificação de Nityananda Prabhu. De qualquer forma, este é um dia muito feliz e auspicioso para todos, já que o mundo inteiro está cantando o Hare Krishna Mahamantra, e isso ocorre pela misericórdia de Nityananda Prabhu. Nityananda Prabhu é uma forma não diferenciada de Gurudev. Em toda parte as Escrituras dizem que Nityananda tattva é Guru-tattva. Mesmo quando o Guru é Radharani, lá também podemos ver a misericórdia de Nityananda Prabhu para com os outros. Nitaiyera karuna habe, braje Radha-Krsna pabe.
heno nitai bine bhai, radha-krsna paite nai,
drdha kori' dharo nitaira paya

Pegue os pés de lótus de Nityananda Prabhu, pois Ele concede Sua misericórdia não somente à Sua própria geração, mas ele concede mais misericórdia divina através de Virachandra Prabhu, o filho de Nityananda Prabhu. Jhanava Mata também organizou muitas instituições tais como Narottama Thakur Kheturi, etc. Tudo isso é revelado com Nityananda Prabhu. E a pregação de Virachandra Prabhu era tão vasta, maior que a de Nityananda Prabhu.

Ouvimos Guru Maharaj repetir por último, "Dayal Nitai!" Isso foi um milagre para mim. Prabhupad Saraswati Thakur deu a Guru Maharaj seu poder exclusivo em sua própria linha Rupanuga, mas Guru Maharaj disse que sem Nityananda você não será capaz de entrar nessa linha. Depois de entrar lá você pode obter tudo, mas você não poderá ingressar sem a misericórdia de Nityananda Prabhu.


nitaiyer charana satya, tahara sevaka nitya
nitai-pada sada koro asa
narottama bodo dukhi, nitai more koro sukhi
rakho ranga-charanera pasa


São tantas as glórias de Nityananda Prabhu. Kaviraj Goswami viu a forma de Nityananda num sonho, e essa é uma forma tão misericordiosa e gloriosa. Existem tantas coisas a respeito de Nityananda Prabhu, mas eu desejo mesmo que seja um pouquinho da misericórdia de Nityananda Prabhu. Que mais posso dizer! Devo dizer a todos que se abriguem sob os pés de lótus de Nityananda Prabhu e não sentirão mais medo de nada. A manifestação divina de Nityananda Prabhu é como mul-sankarsana. Kaviraj Goswami deu muitos versos a respeito da manifestação divina de Nityananda Prabhu.

Somos tão pequeninos, e nada sabemos. Sem a misericórdia de Mahaprabhu, não podemos compreender Nityananda. O carater de Nityananda é tal que se Brahma visse Nityananda Prabhu com uma garrafa de vinho em uma mão e uma prostituta na outra, caminhando pela estrada, Brahma com suas quatro cabeças cairia ao chão diante de Nityananda e O glorificaria. Esse é o tipo de carater de Nityananda. O Próprio Mahaprabhu distribuiu pequenos troços do kaupin (tapa-sexo) de Nityananda aos devotos e os instruiu: "Todos os dias, adorem-no, então não surgirá mais o medo da ilusão." Essa é uma das muitas glórias de Nityananda Prabhu.

Certo dia, Nityananda Prabhu chegou nu à casa de Mahaprabhu. Muitos devotos estavam presentes e ficaram muito surpresos de ver Nityananda Prabhu nu, mas Mahaprabhu glorificou-O nesse dia diante dos devotos e deu a cada um um pedaço do kaupin. O carater de Nityananda Prabhu é inconcebível.

Nityananda costumava pular no Ganges e brincar com os crocodilos. Na estrada onde caminhavam grandes touros, Ele costumava pular em suas costas e conduzi-los. Nityananda Prabhu era tão forte fisicamente quanto Baladeva.

Eu não consigo glorificar apropriadamente Nityananda Prabhu. Eu desejo tocar um pedacinho pequeno dessas glórias e oro a Srila Guru Maharaj que ele seja misericordioso e me conceda o abrigo de seus pés de lótus. E o que mais posso dizer!

Jaya Panchatattvatmaka Nityananda Prabhu ki jaya!
Jaya Mahaprabhu ki jaya!
Gaura premanande haribol!


fonte :

http://www.scsmathbrasil.com.br/nityanandaprabhu.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário