Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

Ouvir os Passatempos de Radha e Krishna


Instruções Divinas de Nossos Mestres



Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar
Govinda Dev-Goswami
Maharaj


Discípulo
: Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada traduziu parte do Décimo Canto do Srimad-Bhagavatam na forma do Livro de Krishna. Nele, conta os passatempos das gopis com Krishna. Ele declara que, se alguém lê ou ouve estes passatempos de uma autoridade genuína em consciência de Krishna, então toda a luxúria existente em seu coração desaparecerá. Por favor, o senhor poderia comentar sobre isto e dizer como isso é possível?

Srila Govinda Maharaj: Sim, o sloka citado por ele é:

vikriditam vraja-vadhubhir isam cha visnoh
sradanvito 'nusnuyadatha varnayed yah
bhaktim param bhagavan pratilabhya kamam
hrid-rogam asv apahinoty achirena dhirah
(SB. 10.33.39)

"Qualquer pessoa que com fé absoluta ouça e descreva as brincadeiras amorosas de Krishna com as gopis de Vrindavana obterá o serviço devocional puro ao Senhor. A pessoa tornar-se-á sóbria e conquistará a luxúria, essa doença do coração."

Este é o verso a que você se refere. Srila Prabhupada traduziu este verso, mas há uma condição grave em relação a este verso, e Prabhupada mostrou essa condição. É preciso ouvir de uma autoridade genuína. Mas, se você desejar ouvir de uma autoridade genuína, ela não começará explicando o Krishna-lila. A autoridade começará tentando tornar você um bom receptor. Quando você se tornar um bom receptor, então, a autoridade explicará os passatempos de Krishna com as gopis. Caso contrário, você não será capaz de compreender essa teoria supramental. Outros que ouvirem também não serão capazes de compreendê-la.

A pessoa que receber o conhecimento transcendental com fé firme e através do Guru, com essa qualificação ela começará a praticar a consciência de Krishna. Ao praticar a consciência de Krishna, todos os seus anarthas –suas impurezas– a deixarão, e a pessoa se tornará um receptor puro. Quando seu Guru, que é a autoridade espiritual, considerar que já se tornou um candi-dato qualificado, descreverá então os passatempos mais elevados. De outra forma, sua bhaktilata bija (semente da devoção espiritual) será destruída. Se desejarmos ouvir sobre esses passatempos elevados sem estarmos qualificados, isso nos matará. Isso significa que nossa vida espiritual devocional será destruída, e que iremos para o inferno do sahajiyaismo, ou imitacionismo.

Depois de ler e compreender aquele verso, encontramos outro que descreve como o Senhor Shiva é capaz de digerir um oceano de veneno.

naitad samacharejatu
masapi hy anisvarah
vinasyati acharan mavshyad
yatha rudro'bdhi-jam visam

(Srimad-Bhagavatam, 10.33.30)

"Ninguém deve nem ao menos pensar em imitar este comportamento do Senhor Supremo com as gopis. Se, por tolice grosseira, alguém tentar imitar os passatempos do Senhor, será completamente destruído, assim como se tentar imitar o Senhor Shiva bebendo o veneno que surgiu do oceano."

Se a pessoa não se encontra numa posição poderosa como a do Senhor Shiva, e beber aquele veneno, será destruída. A brincadeira do Doce Absoluto com as Vraja-gopis situa-se além da luxúria e do plano luxurioso deste mundo. Estamos vivendo dentro deste plano luxurioso. É necessário ir além deste plano através da prática. Nisso, nos tornaremos receptores doces e apropriados dos passatempos de Krishna.

Estes são assuntos muito elevados, assim, antes de se aproximar deles é preciso cruzar para além da consciência material. Através da devoção, nos qualificaremos para ouvir, e então surgirá em nós a consciência transcendental. Se algo errado acontecer conosco naquele plano, isso recebe o nome de khaivashi, ou sombra da luxúria, que será rapidamente demolida, e obteremos o puro Krishna-prema, ou o amor por Krishna. Nosso humor de desfrute desaparecerá, e nos qualificaremos para o serviço às Vraja-gopis. O Srimad-Bhagavatam disse isso e nos recomendou cautela. Um conceito muito importante que encontramos neste verso é o de "mestre espiritual qualificado."

Discípulo: Durante a batalha de Kurukshetra, não só as almas perfeitas, mas todos viram Krishna. Duryodhana e outros viram Krishna. Sou uma pessoa comum, então, porque não sou capaz de ver Krishna?"

Srila Gurudeva: Estamos vendo Sri Krishna. Que tipo de Krishna você deseja ver? Você está vendo Krishna. Pode ser numa foto ou talvez na forma da Deidade.

Discípulo: Em forma humana, assim como todo mundo. Como posso reconhecer a forma humana de Krishna?

Srila Gurudeva: Sim, se obtivermos aquela visão seremos capazes de ver. Arjuna desejou ver a Vishvarupa, a forma universal de Krishna. Antes de mostrá-la a Arjuna, Krishna disse: "Você não pode Me ver com estes seus olhos, assim, estou lhe dando olhos divinos. Agora você pode Me ver."

na tu mam sakyase drastum
anenaiva sva-chaksusa
divyam dadami te chaksuh
pasya me yogam aisvaram

(Bg. 11.8)

Neste verso, Krishna disse a Arjuna: "Estou lhe oferecendo a visão transcendental. Agora você pode Me ver." Se, pela graça de Krishna, eu conseguir a visão transcendental, então poderei ver Krishna. Talvez, se esperarmos alguns anos, seremos capazes de ver muitas coisas por meio da ciência. Através da pesquisa científica, nos tornamos capazes de ver tantas coisas, mas tudo isso, sem dúvida, não é transcendental, ainda que se trata de um tipo de visão que é considerada transcendental.

Sripad Janardan Maharaj: Também tenho uma resposta. Ele disse que pessoas comuns viram Krishna quando Ele estava presente. Isso foi na Dwapara Yuga. No final da Dwapara Yuga, Krishna fez as malas e foi embora. Agora, pergunta-se por que pessoas comuns não podem ver Krishna? Elas podem ver Krishna, pois Krishna está representado aqui na forma do Mestre Espiritual. Você está vendo o mestre espiritual diariamente. Você conversa com o representante de Krishna e ele está conversando com você. Você também o está vendo.

Srila Gurudeva: Mas meu mestre espiritual não tem uma flauta!

Janardan Maharaj: O que Duryodhana entendia de Krishna? Qual era o Krishna que Dhritarastra e Duryodhana estavam vendo? Essa também é uma pergunta.

Srila Gurudeva: Esse é o Krishna mundano. Não é uma visão transcendental. É como um supermercado com muitos Krishnas. É necessário descobrir qual é a nossa doença. Se após ouvir sobre Krishna surgir o desejo de ouvir mais, isso será um sinal muito bom. Mas para isso é preciso frequentar um tipo de Universidade. Nem todos os ensinamentos universitários são iguais.

Se desejamos aprender Física, Matemática ou Química, temos de nos aproximar de professores adequados. Temos de ser treinados por eles. Mas, se desejarmos tudo de forma barata, não obtere-mos nada; obteremos apenas conhecimento de imitação. Não obteremos o diamante verdadeiro. Se eu precisar, ou se for necessário erguer-me de minha posição atual neste meio ambiente para um estágio mais elevado, terei de dirigir-me àquela fonte autêntica, genuína e tornar-me um praticante sob sua orientação. Quando chegar a hora de iniciar o estudo de um nível superior, nos dirigiremos ao perito capacitado a oferecer esse tipo de estudo elevado.

Discípula: A minha experiência é que a luxúria não está desaparecendo. Foi reprimida, mas, continua aparecendo repetidamente. Assim, penso que, na realidade, não desapareceu.

Srila Gurudeva: Sim, se você conseguir se manter naquele plano, ela desaparecerá. O processo é dado no Bhakti-Rasamrita-Sindhu, passo a passo.

adau sradha, tatah sadhu sangha
'tha bhajana-kriya, tato anartha nivriti,
syat tato nistha, ruchis tatah

"A luxúria permanecerá conosco até o estágio de ruchi. Quando ruchi estiver firme, a luxúria desaparecerá, e ruchi significa gosto. Quando surgir um tipo especial de atração pelo serviço ao Senhor, serei promovido àquele plano do servir. Então, a luxúria irá embora. Abaixo do padrão de ruchi, a luxúria continuará existindo. Às vezes, aparecerá, às vezes, desaparecerá, e, outras vezes, será reprimida."

Na verdade, a luxúria tem um nome muito bom. É chamada de mano bhava. Mano bhava significa algo que nasce na mente. Está surgindo na mente e, por essa razão, recebe esse nome de mano bhava. Se a mente estiver limpa, ela automaticamente irá para Krishna. A luxúria não aparecerá na mente. Também, pode-mos compreender que ela está crescendo na mente, mas, quando a mente está ausente, ela não tem onde crescer. Ela crescerá em sua mente quando surgir uma situação particular.

Ao ver Mohini Murti, o Senhor Shiva correu atrás dela. Normal-mente, o Senhor Shiva não é desse jeito, mas, ao surgir uma situação particular, ele correu atrás de Mohini Murti. Esta é a prova de que a luxúria cresce na mente. Se as pessoas no mundo material tentassem, poderiam compreender isso. No estágio primário, é preciso controlar a luxúria. Mas no estágio final, ela não aparecerá, pois Krishna é a Realidade, o Belo, e todo apego, toda atração, todo serviço e todo espírito de serviço se dirigirá automaticamente para Krishna. Amor, afeição e tudo mais se dirigirá a Ele e, nesse momento, a luxúria desaparecerá e nunca mais retornará. Antes de alcançar esse estágio, a luxúria irá e retornará de tempos em tempos. Mas não tenha medo, pois ela será removida. Será removida através de dharma budhi, será removida pela inteligência religiosa.

Krishna fez essa mesma pergunta a Yudhisthira no Mahabharata. Krishna é muito travesso e, por saber que Yudhisthira jamais mente, Ele fez esta pergunta a Yudhisthira. A Sua pergunta foi muito perigosa.

Krishna disse:"Sua mãe parece uma moça de dezoito ou vinte anos e é belíssima. Sua mente nunca se poluiu olhando para ela?"

Yudhisthira respondeu: "Sim, houve vezes em que me senti perturbado olhando para ela, mas consegui controlar tudo usando a minha inteligência religiosa".



Jai Sri Radhe !


fonte :

http://www.scsmathbrasil.com.br/ouvirsobreradhaekrishna.html
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário