Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

A Renúncia Correta

.

A Renúncia Correta

Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj


10 de julho de 2001 - Vrindavana, Índia

Jaya Srila Guru Maharaj ki jaya!

Afortunadamente, estamos aqui agora em Sri Vrindavana e Govardhan Dham. Antigamente, Govardhan, Vrindavana, Radha-Kunda, Shyama-Kunda, todos os locais onde os passatempos do Senhor Krishna aconteceram estavam ocultos. Na verdade, Govardhana não estava oculto. O Próprio Mahaprabhu descobriu Radha-Kunda e Shyama-Kunda. Ele mandou que Rupa Goswami e Sanatana Goswami fossem a Vrindavana e ordenou-lhes que descobrissem outros locais. Naquela época, Vrindavana não era como hoje. Rupa Goswami e Sanatana Goswami vieram aqui com outros devotos para descobrir os vários locais dos passatempos de Krishna.

Aqui podemos perceber que todos aqueles que descobriram estes locais estavam dotados de uma mentalidade muito renunciada. Mahaprabhu era assim, e esse também era o carater de Sanatana Goswami —todos esses Vaishnavas eram renunciados. Eles sequer queriam ficar num só lugar. Dormiam cada noite num lugar, indo de uma árvore para outra e de um local para outro. Não conseguimos conceber um tal tipo de renúncia.

O Próprio Mahaprabhu deu poderes a Sri Rupa, Sanatana, Raghunath Bhatta e Lokanath Das Goswami. Ele fez de Rupa Goswami e Sanatana Goswami os líderes. Eles estavam em Vrindavana, e todos vinham para ficar com deles. Mahaprabhu mandou Raghunath Bhatta Goswami para que ficasse com Rupa e Sanatana. Lokanath Das Goswami também sabia disso, quando também foi ficar com Rupa e Sanatana. Nityananda Prabhu mandou que Jiva Goswami fosse viver em Vrindavana junto com Rupa e Sanatana, e Gopala Bhatta Goswami também ficava com eles.

Não podemos conceber o quão renunciados todos eles eram. Eles saiam todo dia em madhukari (mendigar). Alguém dava um pedaço de roti (pão sem fermento). Depois de obter três ou quatro pedaços de rotis, eles comiam isso com algum picles ou com qualquer outra coisa que tivessem obtido. Caso contrário, comiam apenas o roti seco. Outras vezes, se obtivessem a mais, deixavam secar na janela. Conto esta história de secar o roti na janela pois, quando vim pela primeira vez com Srila Guru Maharaj e ficamos no Bhajan Kutir de Sanatana Goswami em Nandagram, estavam conosco quatro outros Vaishnavas iniciados por Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur. Eles viviam com o que conseguiam com madhukari diariamente. Eu vi que, se obtinham mais madhukari, talvez no dia seguinte ou durante uma semana paravam de fazer madhukari. Deixavam esses rotis na janela. O clima estava muito quente e os rotis secavam. Todo dia, eles punham estes rotis secos na água para amolecê-los. Comiam isso com um pouco de sal e leitelho. Guru Maharaj e eu também comemos essa prasadam. Não é possível conceber um tal tipo de renúncia nesta era.

Certa vez, um sannyasi veio ficar em nosso Math. Seu Guru, Bhakti Desikacharya, era discípulo sannyasi de Guru Maharaj. Ele já morreu. Ele cantava trezentos mil Harinam diariamente sem dormir a noite inteira. Ele era muito famoso e conhecido de todos. Todos queriam dar a ele madhukari, mas ele aceitava somente um pouquinho. Esse era o seu carater. Por sorte, quando decidiu aceitar o voto de sannyasa, ele veio a Guru Maharaj e disse:"Durante quinze ou dezesseis anos, tenho vivido desse modo. Obtive alguma inspiração de que devo seguir meu Guru Maharaj, Srila Prabhupad Saraswati Thakur. É por isso que desejo tomar sannyasa". Ele vestia roupas de babaji mas não tinha obtido o mantra de babaji de ninguém. Ele apenas praticava a renúncia. Então, ele recebeu sannyasa de Guru Maharaj e foi embora.

Mais tarde, seu discípulo veio ficar em nosso Math. Certo dia, eu lhe perguntei: "Qual o seva (serviço) que você faz?" Ele me respondeu: "Não conheço qualquer seva, somente canto Harinam, e fico em meu quarto. Eu faço madhukari e não como a prasadam do Math." Dessa maneira, ainda existem muitos Vaishnavas em Vrindavana Dham que seguem o processo de Rupa e Sanatana.

Prabhupada Saraswati Thakur queria conceder a misericórdia de Chaitanya Mahaprabhu a todo o mundo. Ele não gostava de renúncia. Ele gostava do serviço a Mahaprabhu. Mahaprabhu disse: "Jive doya name ruchi vaisnava seva." Muitas vezes, Mahaprabhu disse que a vida de renúncia é boa. É sem dúvidas o desejo de Mahaprabhu. Mas a renúncia pode apenas levar-nos até Nirvisheshaloka. De qualquer modo, podemos ver nas atividades do Próprio Chaitanya Mahaprabhu e através de Seus devotos que deveríamos abandonar o apego a kanak (riqueza), kamini (belas mulheres) e pratishta (fama), já que estes são os obstáculos na senda espiritual do devoto.

Aqui encontramos uma contradição entre Prabhupad Saraswati Thakur e Mahaprabhu. Mas essa contradição é apenas externa. Na verdade, podemos ver que o humor de Prabhupad Saraswati Thakur não se diferencia do humor de Mahaprabhu. Ele disse que, "Muitos seguem a Rupa e a Sanatana externamente, mas internamente estão apegados a kanak, kamini e pratishta."

A Sahajiya sampradaya deseja tornar tudo mais fácil. Prabhupad Saraswati Thakur disse: "O que você deseja? Se você deseja Krishna, Ele pode controlar a sua posição. Os passatempos de Krishna não devem ser imitados. Tente praticar algum sadhana." Sadhana significa Vaishnava seva e cantar Hare Krishna. Prabhu kohe jive doya name ruchi vaisnava seva.

Se for bondoso com os demais, você não sofrerá qualquer reação, e Krishna será misericordioso com você. Por isso, tente ajudar os demais despertando-os. Todas as almas jiva estão dormindo e sonhando. Desperte-as! A isso se dá o nome de "jive doya" que significa o despertar interior da alma. Não é necessário construir um hospital, ou outra coisa qualquer para a manutenção do corpo externo mas sim despertar as pessoas internamente. Isso as ajudará a permanecer na posição consciente apropriada. Mahaprabhu nos deu alguma inspiração graças à qual podemos permanecer nessa posição. Rupa e Sanatana praticaram isso com grande força.

Aqui em Vrindavana, podemos ver o Govinda Mandir de Srila Rupa Goswami. Na verdade, não foi Rupa Goswami quem construiu esse Templo. Raghunath Bhatta Goswami disse a seu discípulo que o construísse. Rupa Goswami aceitou esse serviço, mas ele mesmo, às vezes, vivia numa caverna. Quando ficou muito velho, Jiva Goswami levou-o e cuidou dele, alimentando-o. Raghunath Goswami vivia no Radha-Kunda. No final, Sanatana Goswami vivia próximo ao Templo de Madana Mohana.

Mahaprabhu gostava muito de renúncia, e não apenas renúncia física mas também mental e verbal. Busque por Sri Krishna e por nada mais –essa era a concepção de Mahaprabhu. Não se envolva cada vez mais com o mundo material mas gradualmente ligue-se ao mundo espiritual. Sua existência se encontra no mundo transcendental, de volta ao Supremo. Todos sabem disso. Srila Prabhupad Saraswati Thakur disse isso muitas vezes: "De volta ao Supremo, de volta ao lar. De volta à própria morada de Deus." Lá, você tem um serviço a desempenhar e, logo que se juntar a esse mundo do eterno servir, você ficará mais do que feliz e não desejará retornar. Esse mundo existe numa parte deste mundo, acima deste mundo, em outro plano. Mas Guru Maharaj disse que, "Tudo está existindo dentro de nós; tudo está existindo dentro da consciência."

Bhaktivinod Thakur disse: "Onde houver um verdadeiro bhajan, lá estará Goloka Vrindavana." Tais sentimentos invadirão o coração do devoto. Mas, se houver muito desfrute, muito desfrute material, Krishna e Mahaprabhu não ficarão felizes com isso. Mahaprabhu deseja a renúncia das coisas materiais para se unir ao lila de Krishna. Essa é a orientação de Mahaprabhu. Rupa, Sanatana e outros Goswamis tentaram apresentar essa concepção também. Primeiro, devemos tentar abandonar o apego a dinheiro e riquezas, o apego a mulheres e o apego à fama. Essa é a verdadeira renúncia.

Quando o Senhor Gopal roubou o arroz-doce para Madhavendra Puri, Madhavendra Puri ficou com muito medo, porque o sacerdote veio em busca dele com o pote de arroz-doce, gritando "Quem se chama Madhavendra Puri... este arroz doce feito com leite condensado é para ele. Gopal o roubou para ele!" Madhavendra Puri não podia negar ser ele mesmo. Mas ficou muito perturbado de aceitar o arroz-doce, e pegou o pote de barro e fugiu, pensando, "Amanhã de manhã todos ficarão sabendo que Gopal roubou o arroz-doce para mim, e eu ficarei muito famoso por aqui." Devido à fama, ao pratishta, ele fugiu. Os devotos não querem pratishta, mas o pratishta está sempre correndo atrás deles. Eles estão correndo do pratishta, mas o pratishta está procurando por eles. De qualquer modo, Rupa e Sanatana são hoje muito famosos, mas viviam lá em Vrindavana Dham.

Às vezes, podemos ver esse tipo de renúncia nesta era. Prabhupad Saraswati Thakur disse que não é possÍvel praticá-la, mas que é possível render a mente, dar tudo e ocupar-se completamente, 24 horas ao dia, no serviço a Krishna. Não para si, mas para o serviço a Krishna. Isso virá através do Guru Vaishnava. Este processo foi dado por Prabhupad Saraswati Thakur. Srila Guru Maharaj seguiu isso. Estamos tentando lembrar isso. Somente estamos tentando prosseguir na linha da Consciência de Krishna, pregando a Consciência de Krishna e harmonizando-nos com a situação atual do mundo. Mas se desejamos nos tornar capazes de escolher o mundo eterno, devemos renunciar às coisas materiais. Não devemos ficar muito envolvidos com o mundo material e, na medida de nossas possibilidades, devemos tentar abandoná-lo.

Quando Raghunath Bhatta Goswami foi a Puri Dham visitar Mahaprabhu pela primeira vez, ficou com Ele durante oito meses. Depois, ele voltou a Benares. Mahaprabhu disse a ele que não se casasse. Ainda que Mahaprabhu era estritamente contra isso, vemos que, em nossa sociedade atual, alguns brahmacharis se casam. A vida matrimonial não é ruim, mas, manter a renúncia e o serviço a Krishna dentro da vida matrimonial não é muito fácil. Depois do casamento, virá uma carga muito pesada. Mahaprabhu orientou e disse a Raghunath Bhatta Goswami que não se casasse.

Esta foi a conclusão de Prabhupada Saraswati Thakur e de Guru Maharaj. A vida familiar é difícil e você não pode praticar a renúncia plena. Se você não estiver renunciado deste mundo material, como buscará por Sri Krishna? Primeiro, é necessário oferecer um lugar a Krishna em seu coração. Mas se seu coração está todo ocupado com sua esposa, pai, mãe, irmão, filho, neto, etc., onde haverá lugar para Krishna? Por isso, Mahaprabhu aconselhou a não se casar.

Um brahmachari vestindo roupa açafroada me disse: "Por favor, Gurudeva, diga-me, o que devo fazer com minha roupa açafrão?" E o que posso dizer-lhe? A roupa açafrão significa que ele aceitou a ordem renunciada. Depois que se aceita a ordem renunciada, eu nunca posso dizer: "Você deixe-a". Isso é impossÍvel, pois Mahaprabhu e Prabhupad Saraswati Thakur não queriam que brahmacharis voltassem para a vida familiar. Esse não era seu desejo.

Estamos tolerando tantas coisas. Estamos aconselhando a todos aqueles que estão chegando a nós a que não façam isso ou não façam aquilo... Não podemos dizer-lhes que vão para o inferno. E essa é uma posição infernal, penso eu. Estou vendo que estão se dirigindo para o inferno. Assim, o que posso dizer-lhes?

De qualquer modo, Mahaprabhu mostrou o carater de Sri Rupa, Sanatana, Raghunath Das, Raghunath Bhatta e de outros grandes devotos; mostrou como viver uma vida renunciada com a mais elevada concepção da Consciência de Krishna. É preciso discutir este assunto cada vez mais. Agora, não estou me sentindo muito bem. Por isso vamos parar por aqui.

Busquem por Sri Krishna, e não por dinheiro, mulheres ou fama —essa era a concepção de nosso Guru Maharaj. A Busca por Sri Krishna: esse é o conselho a todos. Guru Maharaj se sentia muito infeliz quando alguém chegava ao Sri Chaitanya Saraswat Math em busca de qualquer outra coisa. Ele perguntava: "A pessoa veio aqui em busca de Sri Krishna ou de algo mais?" Essa era sua mentalidade.

Devo dizer isso a todos os devotos —simplesmente tentem evitar tudo o mais. Ofereçam suas mentes à Consciência de Krishna. Tentem cantar o mahamantra Hare Krishna. Tentem servir aos Vaishnavas. Tentem servir ao Guru e sejam bondosos com todos. Não briguem com ninguém. Esse é meu conselho. Eu estou tentando seguir isso e estou aconse-lhando meus amigos e suas famÍlias a fazerem o mesmo.

Hare Krishna!


fonte :


http://www.scsmathbrasil.com.br/arenunciacorreta.html
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário