Translate

Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

A Flauta de Krishna

.

A Canção dos Pés de Lótus
de Srimati Radharani

Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaj

Existe o gayatri mantram, mas o que estamos cantando
é mantra: o Hare Krishna mahamantra. As escrituras mencionam:

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

Este não é o mantram mas é o mahamantra. Vale a pena notar isso em especial. As escrituras descrevem que o que recebemos quando tomamos segunda iniciação é o gayatri mantram. Esse é o mantram — o gayatri mantram.
Na primeira iniciação, obtemos do Guru o mahamantra. Precisamos diferenciar conscientemente entre o mantra e o mantram. No Chaitanya Charitamrita, Krishnadas Kaviraja Goswami mostra claramente a diferença: por meio do Krishna mantra a pessoa obterá liberação da existência material, mas somente por meio do Krishna-nam a pessoa ingressará na terra da dedicação e alcançará o serviço aos pés de lótus de Krishna (krsna-mantra haite habe samsara-mochana, krsna-nama haite pabe krsnera charana).Com isso em mente, podemos compreender o que é o quê.

Se desejamos ingressar no mundo transcendental, primeiro precisamos o auxílio do mahamantra, pois o mahamantra pode resgatar a pessoa do nível inferior e levá-la ao nível mais elevado. Para obter o gayatri mantram é necessária alguma qualificação; existem regras e regulamentos, muitos obstáculos etc. Gayatri é mantram, e harinam (o Santo Nome de Krishna) é mahamantra. O harinama mahamantra é muito apropriado para a era de Kali-yuga. Cada yuga tem seu próprio mahamantra, e a isso se dá o nome de, taraka brahma nam (o nome espiritual liberador).
É assim como a tromba de um elefante que produz um som tão grande que captura os corações e a atenção de todos. Mas esse som não possui uma forma material —é puro som espiritual. E esse som divino descende a este mundo desde a flauta do Senhor Krishna.
Algumas manhãs, eu observo como nosso Templo está decorado com o logo de nosso Math. No centro, há uma flor de lótus (o discípulo) abrigado pela água (o Guru) nutrido sob o sol brilhante do OM (Krishna). Na base, encontra-se a flauta de Krishna com sua canção divina da liberação descendendo a este mundo. Eu penso o quão doce e inteligentemente Srila Guru Maharaj descreveu isso em sua explicação do Gayatri mantram. Gayatri significa, "Cante e você obterá a liberação!" (ganat trayate iti gayatri). Um estilo tão belo! "Dance, cante e você obterá a liberação!" Isso é gayatriganat trayate. Ninguém em lugar algum e em tempo algum explicou dessa maneira a forma de vibração transcendental do Senhor. Nenhuma religião diz:"Cante, dance e obtenha a liberação!"

E que forma tem essa canção? Murali significa a flauta de Krishna, o som que sai da flauta de Krishna (muralista-kirtana-dhanam). A flauta de Krishna está cantando. Flautas existem para cantar e não para assoprar, não para produzir violência. O doce som da flauta de Krishna traz paz ao coração.

E o que cant a flauta? Que há um objetivo. Quando cantamos, temos algum objetivo em mente. Também empregamos ritmo e métrica. A flauta tem um regulador e essa métrica é o nome de Radharani. Nenhum outro som provém da flauta, somente, "Radhe, Radhe, Radhe, Radhe, Radhe!" Somente este som provém —numa variedade de formas.
Ao estudarmos a vida e o carater de Raghunath Das Goswami, podemos conceber algo nesse particular. Das Goswami cantava diariamente:

radhe vrindavana-vilasini radhe radhe
radhe kanu-mano mohini radhe radhe
radhe asta-sakhira siromani radhe radhe

Nesta canção, cada verso conclui com "Radhe Radhe!" Ele é cantado diariamente no Templo de Radha Damodar. Quando Prabhupada Saraswati Thakur teve seu primeiro encontro com Gaura Kishor Das Babaji, Babaji Maharaj cantava essa canção. E sempre cantava essa canção, estivesse caminhando na estrada ou sentado em bhajan, ele sempre cantava essa canção. Esse som é a única canção que provém da flauta do Senhor Krishna. A manifestação em som de sua influência divina espalha-se por todos os mundos, transcendental e mundano.

Obtemos essa compreensão da descrição do Rasa-lila no Srimad Bhagavatam. Primeiro, ao tocar a Sua flauta, Krishna chama as gopis a se reunirem para o Rasa-lila. É o chamado claro, luminoso e penetrante. E este chamado é a real propriedade de todas as almas (jivas). Compreendemos isso através de Bhaktivinod Thakur:

jiv jago, jiv jago gaurachanda bole
kota nidra jao maya-pisachira kole

Esse é o chamado alto, claro e penetrante ou é o quê? Estamos dormindo na ignorância no colo de Maya, mas o chamado alto, claro e penetrante está vindo: "Acorde!" Os Upanishads dizem: uttishata jagrata prapya varan nibodhata, "Acorde, levante-se e comece a busca por Sri Krishna. Agora chegou a hora de obter amor por Krishna." Os Upanishads… Bhaktivinod Thakur… a canção da flauta de Krishna —a essência desse som, a sua riqueza, é realizada em conexão aos pés de lótus (o serviço) a Srimati Radharani (Radha Dasyam).

Krishna somente Se sente atraído por Sua Potência Divina. Ela está servindo a Krishna de todo coração e muito amplamente com Suas associadas. Ela é conhecida como Radharani. E Krishna está sempre e apenas pensando nEla. O som da flauta de Krishna não apenas regula o madhura rasa mas todos os rasas. No madhura rasa, Radharani é a chefe, mas todas as demais rasas também são mantidas pela madhura rasa. Madhura rasa é a adi rasa, a rasa principal de onde brotam todas as demais rasas. Madhura rasa mantém toda variedade de relacionamentos espirituais: passivo, ativo —de servo, amigo, parente— guardião (shanta rasa, dasya rasa, sakhya rasa, vatsalya rasa). Manutenção significa preservação. O supremo e doce humor de serviço de Radharani sustenta a inteira existência espiritual.

Gayatri-muralista-kirtana-dhanam
. Geralmente, nos referimos ao mahamantra Hare Krishna ou a qualquer canção devocional como sendo kirtan ou sankirtan. Mas existe uma pequena diferença entre os dois. Aquilo que fazemos sozinhos pode ser chamado de kirtan. Mas sankirtan significa quando, numa reunião de devotos, seu coração se manifes-ta, e a esse tipo de kirtan se dá o nome de sankirtan (bahubhir militva yat kirtanam tad eva sankirtanam).

Aqui Guru Maharaj especificamente mencionou kirtana dhanam. Kirtan não é apenas recomendado a todos, mas é a riqueza de nossa vida, porque através do kirtan obtemos ingresso no Rasa-lila —na brincadeira divina com Krishna, Radharani e as Vraja Gopis— tocando, cantando, dançando. E essa é a riqueza das almas-jiva liberadas.

Guru Maharaj não diz apenas kirtan mas kirtana dhanam.

A flauta não é uma vara de bambu ou algo feito de metal. Está viva. Isso significa que é um ser vivo consciente (chetana). Todos no mundo transcendental e material possuem livre arbítrio –essa liberdade que Krishna concedeu a todos. O corpo de flauta é uma forma de consciência. Ela possui desejos e livre arbítrio como qualquer outro ser, mas está utilizando sua liberdade para este serviço inconcebível ao Senhor Krishna. O êxtase da flauta ocorre no cantar a canção dos pés de lótus de Radharani (Radha Dasyam).

sakhi murali visala-chchidra-jalena purna
laghur atikathina tvam granthila nirasasi
tad api bhajasi svasvach chumbanananda-sandram
hari-kara-parirambham kena punyodayena
(Vidagdha Madhava de Rupa Goswami)

("Ó amiga flauta, que tipo de coisas boas você fez que tal pedaço de bambu seco e duro como você, com mais falhas (nós) do que furos, desfruta de ser espremida pelas mãos de Krishna e saboreia um fluxo infindável de néctar de seu beijo?")

Esse sloka de Rupa Goswami Prabhu glorifica a flauta. A flauta tem a sua própria vida dedicada a esta que é a mais desejável e saborosa canção (istha kirtana dhanam). Eu não consigo expressar mais do que isso em inglês. Mas posso ver com meus olhos (no logo). Não consigo expressar —talvez; mas é a verdade, aquilo que a flauta está tocando, isso está escrito em toda parte. Ela está tocando o nome da Serva Suprema do Senhor Krishna. Srimati Radharani é a Forma da Serva Suprema do Senhor Krishna.

Isso está plenamente descrito no Garga Samhita. Eu vi isso ontem —abri o livro e obtive isso. Essa é a misericórdia de Guru Maharaj. De pé no arati e vendo o logo do Math acima das Deidades, meu cérebro começou a funcionar. Cérebro é algo material, e matéria não consegue tocar o transcenden-tal, mas tudo é possível pela graça de Gurudeva. Assim, pela graça de Srila Guru Maharaj, eu me sinto muito esperançoso. O significado do Gayatri como foi revelado por Srila Guru Maharaj é que: a flauta de Krishna canta a canção dos pés de lótus de Radharani (Radha Dasyam).

A palavra dhimahi no Gayatri é muito famosa na literatura sânscrita. Duas palavras estão mais presentes nos mantras do gayatri: dhimahi e prachodayat. A palavra final na meditação é prachodayat. Não é que nós apenas meditare-mos, mas o mantram nos pressionará a servir a Radharani.

Precisamos conhecer as regulações e injunções espirituais (chodanam pratichodanam). Esse conselho escritural é encontrado nos Vedas, Upanishads, Bhagavad-gita, Mahabharata etc. Sruti e Smriti: Bhagavad-gita é smriti e sruti é Vedanta, Upanishads etc.. Mas aqui chodanam significa prerana (inspiração). Que tipo de inspiração? Inspiração enérgica —inspirar de modo vigoroso. A natureza do mantra é assim: capturar a mente da alma através da inspiração e energicamente ocupar a pessoa no serviço a Radharani. Esse é o significado extraordinário que Srila Guru Maharaj deu ao Gayatri mantram. E eu encontrei esse tipo de néctar no Garga Samhita, talvez mil vezes. Devemos observar que no Srimad-Bhagavatam todos os exponentes mais exaltados e qualificados do mantram védico estavam presentes na reunião de Sukadev com Parikshit Maharaj. Vedavyasa registra seus nomes no Bhagavatam porque cada nome também representa uma diferente escola de pensamento (Srimad-Bhagavatam 1.19.9-10).

Ainda que eles eram os mais sêniores representantes de todas as escolas do pensamento védico, Sukadev Goswami não tentou revelar plenamente os segredos esotéricos da concepção de Krishna (Goloka Vrindavana — aprakrita lila). Por inferência, ele revelou a verdade mais elevada. Mas Sukadev Goswami não expôs a concepção de Sri Chaitanya Mahaprabhu (radha bhava dyuti suvalitam naumi krsna svarupam).

Mahaprabhu veio para dar algo que nunca havia sido dado antes (anarpita-charim chirat karunayavatirnah kalau). Aquilo que nunca havia sido dado antes neste mundo material –e não somente neste universo material, mas nos milhões de universos neste céu material–, em nenhum lugar isso havia sido dado. Mahaprabhu Chaitanyadev veio para dar isso (krsna prema pradayate). E isso pode ser encon-trado no Srimad Bhagavatam. Mas Viswanath Chakravarti Thakur diz claramente que, se você busca por evidência, você é um tolo pois, ainda que o Srimad Bhagavatam possa ser a escritura mais júnior, contém o pensamento mais sênior.

Depois de ter revelado todas as escrituras, Vedavyasa ainda estava infeliz. Ele foi novamente iniciado por Narada Goswami, meditou e então compôs o Srimad-Bhagavatam. Assim, é a mais júnior das escrituras em termos da data de sua composição, mas é a mais sênior, e apresenta as belas teorias da realidade mais elevada de modo organizado para as almas deste mundo (jiva chetana). Srila Guru Maharaj usava essa expressão, jiva chetana: pode se tratar de uma atmosfera material, mas a base do mundo é a consciência. Contudo ainda existe uma pequena desconfiança nas mentes de devotos de coração puro: "Se o objetivo desse livro é revelar a devoção de Radharani (krsna prema), então porque o Srimad-Bhagavatam não menciona o nome dEla?"

Srila Guru Maharaj nos apresentou misericordiosamente essa teoria em seu sloka original:

yadamiya-mahima-sri bhagavatyam kathayam
pratipadam anubhutam apyalabdhabhideya
tadakhila-rasa-murteh syama-lilavalamvam
madhura-rasadhi-radha-padapadman prapadye

No Srimad Bhagavatam, em toda parte, cada sloka, cada letra, está glorificando o santo nome de Radharani. Sua forma particular pode não ser visível, mas Krishna está sempre brincando com quem? Com Radharani. O Srimad-Bhagavatam é a Brincadeira do Doce Absoluto. Então, é impossível que o nome de Radharani não esteja presente.

Mas Sukadeva está escondendo por trás de um véu de inferência. Na Índia, existe um sistema de casamento. As meninas casadas sempre mantêm suas cabeças cobertas. Quando uma pessoa honorável e sênior chega, elas imediatamente cobrem suas cabeças. Esse também é o estilo do Srimad-Bhagavatam de ocultar mas, mesmo assim, de revelar Radharani.

Sem a associação de Radharani, Krishna não é nada! A brincadeira do Doce Absoluto em Goloka Vrindavana depende de Radharani. Somente Ela pode intercambiar plenamente rasa com Krishna. Krishna é o empório de todos os rasas (akhila-rasamrita-murtih), mas quem pode conter esse oceano infinito de rasa? Quem é o recipiente? O recipiente é Radharani. Nesse recipiente Krishna está mantendo Sua riqueza e sabor. Caso contrário, ficará estragado. Assim, Krishna mantém toda Sua riqueza no recipiente de Radharani e saboreia o humor de devoção dEla. Essa é a explicação que Srila Guru Maharaj deu ao Gayatri mantram. E ninguém apresentou nada como isso no mundo consciente —este mundo consciente material. Ninguém apresentou uma explicação como a de Guru Maharaj.

Em seus últimos dias, vimos Guru Maharaj continuamente descobrindo coisas novas. Na realidade, tudo estava dentro dele, mas ele dizia isso a todos. Finalmente, na conclusão de sua vida, perguntaram a ele: "Em nenhum lugar encontramos que alguém apresentou tal explicação do Gayatri mantram, por que o senhor a está dando? Aquilo que os Acharyas todos mantiveram oculto, por que o senhor o está expondo?

Dentro do Gayatri mantram, dentro do Rig mantra —Guru Maharaj revelou tudo. Eu peguei seis de suas explicações. Escolhi dali —e quatro eu considerei especificamente. Mas é o meu desejo específico pegar esta uma: dhir aradhanam eva nanyad iti tad radha-padam dhimahi. Buddhidhi. Buddhi —Aonde é que buddhi irá? Existem dois tipos de inteligência: uma é para e outra é apara. A inteligência apara está sempre servindo ao Senhor. Então dhir aradhanam eva nanyad iti, sem servir ao Senhor, inexiste qualquer outra concepção. Esse é o vakya, o significado de Guru Maharaj —a sua explicação. Mas eu peguei, gayatri-gaditam mahaprabhu-matam, onde (radha-padam dhimahi) está
um pouquinho oculto.

O mantra original do Rig Veda é:

om tad visnoh paramam padam
sada pasyanti surayah
diviya chaksur atatam visnor
yat paramam padam


Esse é chamado de Rig mantra. Mas Srila Guru Maharaj intensificou esse Rig mantra:

om tad visnoh paramam padam sruti
matam muhyanti yat surayah
drastah chaksur iva prasarita-maha-
suryeva divyatatam
dhamna svena sada nirasta-kuhakam
satya param sabditam
jyotih priti-tanum hiranya-purusam
pasyanti tam surayah

Essa linha é especialmente significativa: jyotih priti-tanum hiranya-purusam. A refulgência e o amor —Coração e Aura— assumiu a forma de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Esse tipo de revelação é o milagre de Guru Maharaj! Tantos panditas podem compreender o sânscrito, mas ninguém consegue extrair a essência do êxtase de dentro do sânscrito. Isso é um fato. No Upanishad está dito muito claramente, nayam atma bala-hinena labhyo, nayam atma pravachanena labhyo, na medhaya na bahuna srutena. Talvez você saiba tantas coisas. Você pode ter muita inteligência (medha), mas você não compreenderá. Sem a graça de Nityananda Prabhu, sem a graça de Baladev, você não pode entender nada. Mas, quando Krishna na forma do Guru der este mantram a você e você meditar com sua própria existência, então você terá que compreender (yam evaisa vrnute tena labhyas). Não há dúvida. Mas por toda parte as pessoas estão infectadas por dúvidas e questionamentos. Portanto, por toda parte existe tanta dificuldade. Mas Ele se revelará a Si mesmo àqueles a quem Ele escolher (tasyaisa atma vivrinute tanum svam). É como se não tivéssemos olhos! Como corujas, que não gostam de olhar para o sol. Se não temos um par de olhos, como poderemos enxergar? (andhi bhuti chaksu yara vishaya dhulite, kemone se para tattva paibe dekhite). Essa é uma expressão Bengali. Como pode enxergar alguém cujos olhos ficaram cegos com a poeira
da concepção material?

Hare Krishna!

Aqui temos a palavra surayah. Guru Maharaj a utilizava apenas para honrar os Vedas, Upanishads. Mas Guru Maharaj não deu o significado da palavra surayah como sendo "a visão dos deuses". Surayah significa os semideuses. Eles estão vendo, mas os semideuses nunca podem ver essa realidade superior –hiranya-purusah– sem a misericórdia de quem? A misericórdia de jyotih priti-tanum –sem a misericordia de Mahaprabhu. Sem a misericórdia de Nityananda Prabhu, nem os deuses (surayah) podem ver. Isso é um fato. Não é que eu é que estou dizendo isso, mas o próprio Brahma concorda:

jananta eva janantu
kim bahuktya na me prabho
manaso vapuso vacho
vaibhavam tava go-charah

"Aqueles que dizem, 'Eu conheço Krishna' —deixe-os falar. Mas no que me diz respeito, eu não posso compreender sequer um pouquinho a respeito das glórias dEle. E por isso me sinto desorientado. E isso não ocorre somente corporal, mental ou verbalmente, mas toda minha existência ficou cega sem Sua misericórdia, meu Senhor."

Brahma duvidou da divindade de Krishna e queria testar a Sua onipotência. Ele roubou as vacas e os pastorzinhos amigos de Krishna, enquanto eles lanchavam e descansavam de seus passatempos de cuidar das vacas (gostha-lila). Brahma os escondeu numa caverna e depois de um ano retornou e ficou chocado:"Tudo continua normal! Os passatempos de Sri Krishna em Vrindavana continuam como sempre sem interrupção."

Ele pensou que as vacas e os pastores de algum modo tinham conseguido fugir e retornaram a Vrindavana. Assim, ele foi verificar e viu que eles ainda estavam dormindo sob a influência de sua ilusão. Ele desejara confundir a Krishna, mas ao invés, era ele quem estava agora completamente confuso. Ele retornou a Vrindavana e finalmente caiu aos pés de lótus de Krishna. Ele implorou perdão de ter duvidado de Sua divindade e de ter falhado de realizar Sua potência inconcebível. Ajoelhando-se diante de Krishna, Brahma ofereceu muitas preces maravilhosas, apenas para ser docemente despedido com um mero olhar afetuoso dos olhos de lótus de Krishna.

Não é todo dia que esse tipo de substância divina vem à tona. Hoje eu sou muito afortunado —todos vocês são muito afortunados. E tudo isso veio simplesmente por ter olhado para o logo de nosso Math. Por sua misericórdia, eu pude dar alguma explicação a respeito da concepção do Gayatri dada por Srila Guru Maharaj (gayatri-muralista-kirtana-dhanam radha-padam dhimahi).

O Significado Oculto do Gayatri:

(Composto por Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev Goswami)

bhvades tat savitur varenya-vihitam
kshetra-jña sevyarthakam
bhargo vai vrsabhanu-jatma-
vibhavaikaradhana sri-puram
(bhargo dhama-taranga-khelana-
sudhaikaradhana sri-puram)
(bhargo dhama sada-nirasta-kuhakam
prajñana-lila-puram)
devasyamrita-rupa-lila-rasadheraradha-
dhih prerinah
(devasyamrita-rupa-lila-purusasyaradha-
dhih presinah)
(devasya dyuti-sundaraika-purusasyaradhya-
dhih presinah)
gayatri-muralista-kirtana-dhanam
radha-padam dhimahi
(gayatri-gaditam mahaprabhu-
matam radha-padam dhimahi)
(dhir aradhanam eva nanyad iti
tad radha-padam dhimahi)







fonte :http://www.scsmathbrasil.com.br/aflautadekrishna.html

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário